Língua Portuguesa
- Atividades de leitura e escrita, refletir sobre as mesmas, desenvolvendo com mais propriedade
seus textos e fazendo uso da ortografia e pontuação trabalhadas.
- Histórias em Quadrinhos (HQs). Autores e personagens mais conhecidos, analise da estrutura desse gênero textual, criando personagens e experimentando a escrita das mesmas.
- Letra cursiva.
Projeto: Histórias em Quadrinhos
Leituras indicadas:
● Apostila de HQ ́s
● Gibis e outras tirinhas.
● Ciranda dos Livros.
● Apostila de letra cursiva
Expressão Oral
● Participar de propostas orais que requeiram formular e responder perguntas.
● Manifestar experiências, sentimentos, opiniões e ideias de forma clara e ordenada.
● Contar uma história lida ou ouvida com clareza, buscando uma aproximação das
características discursivas (descrição do personagem, cenário e objetos).
● Narrar fatos considerando a temporalidade e causalidade.
● Tecer comentários sobre suas leituras.
● Adequar a linguagem às situações mais formais que acontecem na escola (com orientação do
professor).
● Recontar uma história lida ou ouvida com organização, coerência e riqueza de detalhes.
Leitura e Produção textual
● Conhecer as características do gênero literário trabalhado.
● Reescrever textos conhecidos com coerência e riqueza de detalhes.
● Produzir textos simples de autoria com início, meio e fim.
● Conhecer alguns autores e personagens de H.Q.
● Escrever textos (narrativos e histórias em quadrinho) de autoria com organização de ideias,
detalhes e considerar a estrutura particular de cada uma.
● Identificar e ler textos com letra cursiva.
Ortografia e Gramática em função do texto
● Revisitar as regras ortográficas trabalhadas: c/ç; u/l; gue/gui-gua ; que/qui/qua; h-ch-nh-lh;
s/ss; r/rr e p/b.
● Utilizar em seus textos a pontuação básica.
● Separar as sílabas no texto.
● Fazer os movimentos para escrita da letra cursiva.
História/Geografia
Projeto: Direitos Humanos
Leituras indicadas:
● Escolas como a sua, de Penny Smith e Zahavit Shalev
● Conhecer diferentes escolas da Ásia e Oceania, observando realidades diversas.
● Identificar diferenças e semelhanças entre a sua escola e as demais escolas estudadas.
● Valorizar as diferentes culturas.
● Localizar os países estudados e seus continentes no mapa.
● Conhecer os Direitos da Criança.
● Compreender a Escola e Educação como um direito fundamental do ser humano.
● Refletir sobre a questão do trabalho infantil e o direito à escola.
Ciências Naturais
Projetos: Vegetais
● Livro A menina que amava plantas- Xu Lu.
● Diferenciar os grupos de vegetais.
● Identificar e comparar estruturas vegetais.
● Conhecer diferentes ervas medicinais.
● Compreender o processo de evolução e dependência da água pelos vegetais.
● Acompanhar o ciclo de vida de alguns vegetais.
● Perceber a importância dos agentes polinizadores.
● Compreender a importância da energia solar para o crescimento e manutenção da flora.
- VEGETAIS e a sua importância para a nossa saúde. - ciclo de desenvolvimento de um vegetal, os órgãos que o compõem e a importância da água e da luz para o seu desenvolvimento.
Matemática
Sistema Monetário a partir de situações vividas no cotidiano das crianças, como a
compra do lanche na cantina e através de situações-problema apresentadas em sala de aula com o
manuseio de “cédulas fantasia” para que possam viver a experiência de comprar, vender e dar troco.
Projeto: Resolvendo situações-problema.
● Os problemas da família Gorgonzola, de Eva Furnari.
Expectativas de aprendizagem e objetivos gerais por frentes de trabalho.
Números e operações
● Organizar quantidades e numerais em ordem crescente e decrescente com grandezas
variadas, observando as características do Sistema Numérico Decimal.
● Utilizar a reta numérica para localizar números.
● Observar o valor posicional do algarismo no número.
● Formar grupos de 10 em 10, 100 em 100 e utilizar esse recurso para fazer contagens.
● Ler e escrever números variados até 3 ordens.
● Compor e decompor números até 3 ordens.
● Registrar o seu raciocínio matemático com desenhos, números, escrita ou Material Dourado.
● Utilizar o algoritmo da adição e subtração.
● Compreender o conceito da multiplicação através da soma de parcelas iguais.
● Identificar os conceitos de dobro, triplo e metade.
● Conhecer cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro para resolver situações
cotidianas.
Grandezas e medidas
● Ampliar o conhecimento sobre instrumentos e unidades de medidas de grandezas
padronizadas ( comprimento, massa e capacidade).
● Estimar medidas dos objetos.
● Reconhecer e utilizar as cédulas e moedas em circulação.
Tratamento da informação
● Ler e interpretar gráficos.
● Organizar e interpretar informações numéricas em gráficos e tabelas.
● Completar e interpretar tabelas de dupla entrada.
● Representar coleta de dados por meio de tabelas e gráficos simples.