2º ano




Língua Portuguesa


- Atividades de leitura e escrita, refletir sobre as mesmas, desenvolvendo com mais propriedade

seus textos e fazendo uso da ortografia e pontuação trabalhadas.

- Histórias em Quadrinhos (HQs). Autores e personagens mais conhecidos, analise da estrutura desse gênero textual, criando personagens e experimentando a escrita das mesmas. 

- Letra cursiva.


Projeto: Histórias em Quadrinhos

Leituras indicadas:

● Apostila de HQ ́s 

● Gibis e outras tirinhas.

● Ciranda dos Livros.

● Apostila de letra cursiva 


Expressão Oral

● Participar de propostas orais que requeiram formular e responder perguntas.

● Manifestar experiências, sentimentos, opiniões e ideias de forma clara e ordenada.

● Contar uma história lida ou ouvida com clareza, buscando uma aproximação das

características discursivas (descrição do personagem, cenário e objetos).

● Narrar fatos considerando a temporalidade e causalidade.

● Tecer comentários sobre suas leituras.

● Adequar a linguagem às situações mais formais que acontecem na escola (com orientação do

professor).

● Recontar uma história lida ou ouvida com organização, coerência e riqueza de detalhes.


Leitura e Produção textual


● Conhecer as características do gênero literário trabalhado.

● Reescrever textos conhecidos com coerência e riqueza de detalhes.

● Produzir textos simples de autoria com início, meio e fim.

● Conhecer alguns autores e personagens de H.Q.

● Escrever textos (narrativos e histórias em quadrinho) de autoria com organização de ideias,

detalhes e considerar a estrutura particular de cada uma.

● Identificar e ler textos com letra cursiva.


Ortografia e Gramática em função do texto

● Revisitar as regras ortográficas trabalhadas: c/ç; u/l; gue/gui-gua ; que/qui/qua; h-ch-nh-lh;

s/ss; r/rr e p/b.

● Utilizar em seus textos a pontuação básica.

● Separar as sílabas no texto.

● Fazer os movimentos para escrita da letra cursiva.



História/Geografia


Projeto: Direitos Humanos

Leituras indicadas:

● Escolas como a sua, de Penny Smith e Zahavit Shalev 

● Nascemos livres, de Bartolomeu Campos de Queirós

● Conhecer diferentes escolas da Ásia e Oceania, observando realidades diversas.

● Identificar diferenças e semelhanças entre a sua escola e as demais escolas estudadas.

● Valorizar as diferentes culturas.

● Localizar os países estudados e seus continentes no mapa.

● Conhecer os Direitos da Criança.

● Compreender a Escola e Educação como um direito fundamental do ser humano.

● Refletir sobre a questão do trabalho infantil e o direito à escola.


Ciências Naturais


Projetos: Vegetais

● Livro A menina que amava plantas- Xu Lu.

● Diferenciar os grupos de vegetais.

● Identificar e comparar estruturas vegetais.

● Conhecer diferentes ervas medicinais.

● Compreender o processo de evolução e dependência da água pelos vegetais.

● Acompanhar o ciclo de vida de alguns vegetais.

● Perceber a importância dos agentes polinizadores.

● Compreender a importância da energia solar para o crescimento e manutenção da flora.


- VEGETAIS e a sua importância para a nossa saúde. - ciclo de desenvolvimento de um vegetal, os órgãos que o compõem e a importância da água e da luz para o seu desenvolvimento.



Matemática


Sistema Monetário a partir de situações vividas no cotidiano das crianças, como a

compra do lanche na cantina e através de situações-problema apresentadas em sala de aula com o

manuseio de “cédulas fantasia” para que possam viver a experiência de comprar, vender e dar troco.



Projeto: Resolvendo situações-problema.

● Os problemas da família Gorgonzola, de Eva Furnari.


Expectativas de aprendizagem e objetivos gerais por frentes de trabalho.

Números e operações

● Organizar quantidades e numerais em ordem crescente e decrescente com grandezas

variadas, observando as características do Sistema Numérico Decimal.

● Utilizar a reta numérica para localizar números.

● Observar o valor posicional do algarismo no número.

● Formar grupos de 10 em 10, 100 em 100 e utilizar esse recurso para fazer contagens.

● Ler e escrever números variados até 3 ordens.

● Compor e decompor números até 3 ordens.

● Registrar o seu raciocínio matemático com desenhos, números, escrita ou Material Dourado.

● Utilizar o algoritmo da adição e subtração.

● Compreender o conceito da multiplicação através da soma de parcelas iguais.

● Identificar os conceitos de dobro, triplo e metade.

● Conhecer cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro para resolver situações

cotidianas.


Grandezas e medidas

● Ampliar o conhecimento sobre instrumentos e unidades de medidas de grandezas

padronizadas ( comprimento, massa e capacidade).

● Estimar medidas dos objetos.

● Reconhecer e utilizar as cédulas e moedas em circulação.


Tratamento da informação

● Ler e interpretar gráficos.

● Organizar e interpretar informações numéricas em gráficos e tabelas.

● Completar e interpretar tabelas de dupla entrada.

● Representar coleta de dados por meio de tabelas e gráficos simples.