História

 



Identificar os processos de  formação das culturas e dos povos ( Egípcios, Olmecas e
Chineses) relacionando-os com o espaço geográfico ocupado;

Analisar o papel das culturas e das religiões na composição da identidade dos povos antigos;

Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades.


👉 Linha do Tempo da História

👉 Povo, Arte Rupestre e Escrita Cuneiforme

👉 Os Primeiros Povos: Egípcios imagens

👉 RESUMO sobre as civilizações antigas

👉Migração e Diversidade Cultural imagens

👉 Emigração Imigração Migração



Cidade e Memória

● Ler e interpretar textos informativos;

● Identificar os marcos de memória indígena presente nas cidades;

● Comparar a presença dos indígenas no Rio de Janeiro atualmente e em outros tempos;

● Comparar a presença dos portugueses e africanos no Rio de Janeiro atualmente e em outros tempos;

● Identificar os marcos da memória portugues e africana presente nas cidades brasileiras;

● Reconhecer os moradores das cidades como sujeitos históricos envolvidos com questões sociais e ambientais;

● Comparar a relação entre sociedade e natureza em uma cidade brasileira, identificando mudança e permanência;

● Refletir e valorizar o exercício da cidadania como uma construção histórica.