● Identificar os processos de formação das culturas e dos povos ( Egípcios, Olmecas e Chineses) relacionando-os com o espaço geográfico ocupado; ● Analisar o papel das culturas e das religiões na composição da identidade dos povos antigos; ● Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades. 👉 Linha do Tempo da História 👉 Povo, Arte Rupestre e Escrita Cuneiforme 👉 Os Primeiros Povos: Egípcios imagens 👉 RESUMO sobre as civilizações antigas 👉Migração e Diversidade Cultural imagens 👉 Emigração Imigração Migração |
Cidade e Memória
● Ler e interpretar textos informativos;
● Identificar os marcos de memória indígena presente nas cidades;
● Comparar a presença dos indígenas no Rio de Janeiro atualmente e em outros tempos;
● Comparar a presença dos portugueses e africanos no Rio de Janeiro atualmente e em outros tempos;
● Identificar os marcos da memória portugues e africana presente nas cidades brasileiras;
● Reconhecer os moradores das cidades como sujeitos históricos envolvidos com questões sociais e ambientais;
● Comparar a relação entre sociedade e natureza em uma cidade brasileira, identificando mudança e permanência;
● Refletir e valorizar o exercício da cidadania como uma construção histórica.