Identificar e classificar as classes gramaticais: substantivos e adjetivos
Verbos no passado, presente e futuro
👉Tempos do Verbo Pretérito Perfeito e Imperfeito
👉Tempos do Verbo Pretérito Perfeito e Imperfeito
Identificar o uso correto do AM e ÃO no final dos verbos (3ª pessoa do plural)
👉 Os Tempos do Verbo - Passado ou Futuro
👉 Os Tempos do Verbo - Passado ou Futuro
Compreender, identificar e utilizar os verbos nos seus diferentes tempos e pessoas do modo indicativo (1ª conjugação)
👉 Os Modos do Verbo - INDICATIVO
👉Os Modos do Verbo - JOGO DA MEMÓRIA
👉 Os Modos do Verbo - INDICATIVO
👉Os Modos do Verbo - JOGO DA MEMÓRIA
Identificar pronomes pessoais
Diferença entre Texto Narrativo e Texto Informativo
👉Texto Informativo
👉Texto Informativo
Crônicas, texto jornalístico e charges. Trabalharemos com esses três
tipos de texto, estabelecendo relações entre os mesmos e, sobretudo, estimulando sempre os alunos a uma leitura crítica.
Projeto: Crônica
Eixos organizadores e expectativas de aprendizagem
❖ Expressão Oral
● Participar de propostas de intercâmbio oral que requeiram: formular e responder perguntas; manifestar e acolher opiniões; intervir sem sair do assunto tratado; propor temas (com ajuda); adequar as colocações às intervenções precedentes; saber argumentar; obter maior nível de formalidade no uso da linguagem; manutenção de um ponto de vista ao longo da fala;
● Manifestar experiências, sentimentos, opiniões e ideias de forma clara e ordenada;
● Contar uma história lida ou ouvida com clareza, buscando uma aproximação das características discursivas (descrição do personagem, cenário, objetos);
● Narrar fatos considerando a temporalidade e causalidade;
● Identificar (com ajuda) mal entendidos em comunicações;
● Tecer comentários sobre suas leituras;
● Saber ouvir com atenção e argumentar sobre o assunto tratado;
● Socializar suas experiências de leituras;
● Recontar uma história lida ou ouvida com organização, coerência e riqueza de detalhes;
● Adequar a linguagem às situações mais formais que acontecem na escola (com orientação do professor);
● Expressar suas ideias com clareza, organização e riqueza de vocabulário;
❖ Leitura e Produção Textual
● Encantar-se pela leitura;
● Conhecer e identificar as características dos textos lidos;
● Conhecer, identificar e nomear diferentes gêneros textuais;
● Ler os textos indicados com fluência, ritmo e entonação e tom de voz adequados;
● Compreender o que lê e expressar-se por escrito com clareza;
● Realizar inferências sobre textos lidos ou ouvidos;
● Conhecer as características do gênero literário trabalhado (crônica);
● Planejar, com a ajuda do professor, a crônica que será produzida, considerando:
- a situação comunicativa, os interlocutores ( quem escreve/para quem escreve);
- a finalidade ou o propósito (escreve para quê);
- a circulação( onde o texto vai circular);
- o suporte ( qual é o portador do texto);
- a linguagem, a organização e forma da crônica e seu tema pesquisando em meios impressos e/ ou digitais.
● Reler e revisar crônicas;
● Organizar a crônica em unidades de sentido, dividindo-as em parágrafos;
● Identificar os elementos da narrativa;
● Escrever textos de autoria e reescrever textos conhecidos com coerência, organização de ideias, riqueza de detalhes e de vocabulário;
● Revisar seus textos com autonomia, corrigindo-o e ampliando-o;
● Cuidar da apresentação e da legibilidade de seus registros.
❖ Gramática e Ortografia em função do texto
● Utilizar em seus textos a pontuação básica e de diálogo, letra maiúscula e parágrafos;
● Rever as regras ortográficas já conhecidas;
● Usar corretamente: por que, por quê, porque e porquê;
● Rever as classes gramaticais já conhecidas;
● Reconhecer a ideia de passado, presente e futuro nos verbos;
● Rever o uso do AM e ÃO;
● Identificar palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas e sua acentuação;
● Compreender, identificar e utilizar os verbos nos seus diferentes tempos, modos e pessoas
● Utilizar o pronome pessoal.
● Compreender a noção de advérbio e locução adverbial e sua utilização;
● Compreender a noção de locução adjetiva;
● Utilizar corretamente: mas e mais;
● Utilizar corretamente trás, atrás e traz;